quinta-feira, 10 de março de 2011

Você sabe quando é hora de parar?

Esse post me veio à cabeça depois de algumas conversas que tive nesses últimos dias com algumas pessoas cuja opinião respeito muito.

Todos nós, principalmente na virada de ano, fazemos diversas promessas como começar um regime, fazer uma viagem, ou até mesmo de retomar alguns projetos que ficaram de lado no ano que se encerrou.

Mas algumas vezes nessa vida, o importante mesmo não é saber a hora de começar alguma coisa, mas sim de parar com ela.

Eu, por exemplo, gostaria de parar de ser tão mal humorada pela manhã. Admiro muito quem consegue acordar distribuindo "bom dia" para o mundo, mesmo acreditando que ninguém pode ser tão feliz assim 365 dias por ano. Gostaria também de parar de me envolver tanto com os problemas alheios, pois acabo carregando-os para mim.

Acho que todo mundo tem hábitos ou traços de personalidade que gostaria de mudar, ou aperfeiçoar. Apesar de defender o equilíbrio em qualquer situação, me pergunto se há alguma atitude ou forma de encarar a vida que nunca deve ser colocada em prática. Minhas dúvidas, muitas vezes, não são voltadas à uma situação específica, mas são generalizadas.

Para exemplificar o que quero dizer, pergunto à vocês: até onde devemos ir para alcançar os nossos objetivos? Ou ainda: até onde a verdade deve ser nua e crua? E mais: porque nos sentimos no direito de julgar alguém se podemos carregar defeitos ainda piores?

Entendem o que norteia esse post? Vocês conseguem identificar alguma situação da vida de vocês em que se encaixem essas perguntas? Eu certamente consigo... E posso afirmar que muitas vezes, por não sabermos a hora certa de parar, acabamos nos magoando, ou magoando pessoas que não mereciam sofrer.

Gostaria muito de ter esse discernimento, mesmo quando o coração fala mais alto, para saber a hora de parar com atitudes, hábitos ou até mesmo pensamentos que não estejam mais agregando valor à minha vida.

Talvez isso seja mais simples do que imagino, e acredito que experiências me auxiliarão nesse aprendizado. Mas acredito também que, como réles mortal que sou, mesmo tendo o conhecimento, ainda hei de errar pelo longo caminho que irei percorrer nessa vida. E sei que tudo isso faz parte de algo muito maior...

Mas e você? Você sabe quando é hora de parar?

2 comentários:

Denison Carlos disse...

Estou gostando de ver tanta inspiração!

Sabe... Quando eu chego nesse ponto de não saber o que fazer, se paro ou continuo, é porque já tentei de tudo que estava em meu alcance enquanto um humilde mortal. Quando eu chego a esse ponto, aí sim eu paro. Paro, me recolho num canto, fico em silêncio, e, converso com o nosso Criador. É simplesmente SINGULAR! Em questão de pouco tempo Ele me dá a resposta.

Mas quero salientar a todos que esse tempo é decidido por Ele e não é como eu quero. Temos essa mania de querer tudo de forma imediata. Nosso cérebro é tão acostumado com conexões ADSL, 3G e outras tecnologias, que achamos que Deus também é assim.

Fica aí o conselho para quem acredita Nele. E pra quem não acredita também... Está sem saber o que fazer? Não sabe se deve continuar ou parar?... Abra seu coração e dialogue com o Criador. Acredite!!! Irá te fazer muuuuuuuuuuito bem!!!

May disse...

Dê, muito obrigada pela sua contribuição ao meu blog! Acho que você tem toda a razão do mundo... somente Ele pode clarear nossas idéias de forma a nos indicar qual caminho seguir!
Super beijo, May.