segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E tudo começou em uma conversa na Starbucks...

As coisas nessa vida acontecem de uma forma muito engraçada mesmo. Talvez muitas coisas como essa se passaram e eu nem me dei conta.

Bem, quem tem um pouco mais de contato comigo pôde acompanhar a minha maratona nos últimos meses. Diga-se de passagem, foi uma maratona e tanto!

Mas, para quem não sabe, (e talvez nem todos saibam) acho importante registrar aqui como tudo começou.

A verdade é que tudo começou em meados de Maio em uma conversa com a Lú na Starbucks - sou obrigada a abrir um parênteses só para deixa bem claro o quanto eu AMO esse café - em algum dia da semana, antes ou pós cineminha. Conversávamos sobre muitas coisas, aliás, como sempre fazemos, e falávamos especificamente sobre a necessidade que temos - pelo menos ela e eu temos - de inovarmos nossas vidas de tempos em tempos.

Esse ano para mim tem sido de grandes descobertas... Aprendi a viver sozinha, ou melhor, sem um namorado, aprendi que amizades vem e vão, aprendi que é possível curtir uma balada sem se sentir como um Pac Man, aprendi que você pode se socializar mesmo com quem você não conhece ou não pretende conhecer, enfim, é o ano do aprendizado! Então, enquanto falávamos pelos cotovelos sobre tudo isso eu me dei conta de que já estava na hora de voltar a estudar, afinal de contas, estou formada desde 2006 e quatro anos já foram suficientes para me deixar um pouco enferrujada.

Foi então que a Lú, concurseira de plantão, me indicou o Colégio Damásio (Bairro da Liberdade) para que eu pudesse prestar o concurso do MPU. Agora façamos uma reflexão: eu, formada em Letras, que NUNCA na vida tinha estudado qualquer artigo de uma lei, iniciaria um curso para prestar concurso público no Ministério Público da União. De repente, na sua cabeça possa agora estar surgindo algumas dúvidas como: para que serve o MPU? onde fica? é de comer ou de passar no cabelo? Mas, não se aflijam, pois as mesmas questões pairaram sobre a minha cabeça, mas como num impulso elástico, resolvi me inscrever para o curso! Sim, exatamente, sem nem sequer imaginar o que eu encontraria por lá!

Os dias seguintes foram de busca pelo "paitrocínio" e pelas informações que eu precisava para tentar me localizar frente ao até então desconhecido: CONCURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO! Confesso que se talvez que soubesse o tamanho disso e o peso que isso tem eu certamente não teria me dado ao luxo de começar a estudar. Eu certamente já teria me declarado incapaz e não se falaria mais no assunto.

Enfim, o curso começou e pasmem, eu estava conseguindo entender tudinho. É claro que diversas assimilações vieram com o tempo, mas só de eu entender a estrutura do Poder Judiciário no Brasil já foi motivo de muita alegria! Bem, o que não sabíamos é que o Edital do concurso sairia tão rápido. E, como num passe de mágica, quase todas as matérias que eram previstas para o concurso simplesmente mudaram! Não teria mais Matemática nem Raciocínio Lógico (tks God!) mas em contrapartida teríamos Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Pessoas e Arquivologia... Nesse momento, eu que já estava com quase metade do corpo na água, terminei de afundar!


Para resumir foram 4 meses de estudo diário, em qualquer fração de segundos que me sobrava. Minha última balada foi no meu aniverário - em Julho - e eu simplesmente parei de ter vida social. Fiquei full time dedicada à esse concurso tentando fazer com que meus neurônios dividissem a tarefa entre eles e decorassem (PELOAMORDEDEUS!) o raio da Constituição Federal de 1988. Enquanto os meses passavam eu não sabia se eu agradecia por estar acabando ou se eu começava a me desesperar porque tinha muita coisa para estudar e não iria dar tempo de repassar tudo...


Bem, no final das contas eu consegui tirar uns dias de férias e entre uma coisa e outra eu consegui repassar toda a matéria. Mas aí a prova estava chegando e eu parecia uma louca de tanto comer doce... Não conseguia me conter!


A história ainda não está finalizada, mas está chegando perto disso. As provas - sim, foram duas provas: uma no sábado para o cargo de ensino superior e outra no domingo para o cargo de ensino médio - aconteceram nesse final de semana. Foram 150 questões mais uma redação de 30 linhas que, acreditem ou não, devem ser feitas em 5 horas. Confesso que estou bem confiante! Amanhã, após às 19 horas é o prometido pela banca para a divulação do gabarito. E aí eu vou finalmente saber qual a minha pontuação final.


A verdade é que não importa o resultado desse concurso, mas sim tudo de tão legal que eu aprendi, as pessoas incríveis que eu conheci e, principalmente, a consciência própria que eu tenho hoje sobre a minha capacidade e sobre a minha determinação. E se não for esse, certamente será em outro, porque a vida sempre continua...

5 comentários:

Junião disse...

Caraca! 4 meses de intensivão p/ MPU?? Uau May, pensei q já estivesse estudando há 1 ano ou mais! Sucesso e boa sorte p/ vc!

Unknown disse...

Nossa Má, quanta determinacao!!!! :)
Tenho que te pedir umas dicas, pois várias vezes eu traduzo documentos processuais, leis, e o sistema brasileiro acho bem dificil...
Volto mes que vem, dai eu te escrevo pra gente se encontrar algum dia.. bjaum e sucesso!!!!

May disse...

@Jú: Foram quatro meses intensos, pode acreditar... Assim que eu tiver o resultado, posto aqui para compartilhar com vocês!

@Mary: Que bom que você está voltando!!! Precisamos nos encontrar e eu te ajudo com todas essas leis malucas!!! Beijos

Unknown disse...

May, adorei e idéia do blog!
Adoro ler bons textos e gostei do seu e acima de tudo, conversar e sentir essa amiga de anos um pouco mais perto será fantástico, e já me senti mais perto podendo "ler você".
Pra minha surpresa, meu namorido passou por aqui... pude me lembrar que você é uma das únicas para não dizer a única amizade que ficou daqueles tempos bons! Amizade mantida para lembrar que sempre vale a pena fazer amigos! Os verdadeiros permanecem com a gente!
Enfim, tô aqui na torcida e na lida! rsrs, aguardo notícias do desfecho (ou não) desse desafio que você enfrentou bonito! rs
A vinda até aqui sem uma visita pra mim ainda não foi esquecida! :(
estou superando...rsrs.
Te aguardo na próxima! Bjinhos

Nathi disse...

Oi, Máaaaaaa....
Meeeeu, adoreeeeei seu blog, e principalmente a idéia dele!!! Adorei seus posts... E é isso aí, a vida sempre continua, minha cara colega.... E pra isso, também estamos sempre aí, não é!? Para o que der e vier, enfrentando o desafio que for... =)
Bjss e até o próximo post, hehehe...
Nathi...