sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Faz parte de mim...

"De todo amor que eu tenho, metade foi tu que me deu..."

Talvez nem todos conheçam a letra dessa música, mas trata-se de Dona Cila, escrita por Maria Gadú, que talvez nem todos conheçam da mesma forma. Enfim, o que importa na verdade não é o nome da música ou quem a compôs, o que importa de fato é o significado que ela tem.

Me tornei fã de Maria Gadú desde que a conheci na parceria que fez com Ana Carolina no DVD N9ve + Um. A doce e meiga voz, forrada de uma personalidade inimitável, me encantaram a primeira vista. Foi então que eu consegui todas as músicas do seu CD lançado em 2009 e o encanto só fez aumentar.

Coinscidência ou não, dentre as 13 faixas, uma música me chamou muito a atenção e acabou sendo eleita como "a favorita": Dona Cila. Apesar de uma melodia muito suave e uma letra que possibilita diversas interpretações, foi nela que eu consegui identificar uma relação de amor fraternal. Sempre que a ouvia imaginava uma mãe ninando seu filho e embalada por essa canção.

Semana passada, enquanto vagava por uma livraria em Maringá, descobri que havia sido lançado um DVD da Maria Gadú com todos os seus sucessos, algumas regravações e outras tantas inéditas. Resolvi então hoje comprar o DVD para conhecer um pouco mais seu trabalho.

No todo o DVD é muito bom, mas Maria Gadú peca por alguns detalhes que não vêm ao caso. Para quem tiver interesse, posso emprestá-lo, e aí a pessoa tira suas próprias conclusões. O fato é que em um determinado momento do show o telão começa a mostrar um vídeoclip enquanto Maria Gadú canta Dona Cila.

Vendo o videoclip comecei a perceber que eu estava certa, ao menos em parte do que eu pensava sobre a canção. Para tirar qualquer dúvida, comecei a procurar na internet sobre a história da Maria Gadú e as razões para a composição de Dona Cila. Encontrei um site que esclareceu o que eu precisava: Maria Gadú escreveu a música para a sua avó, Dona Cila.

"A música escolhida foi composta em homenagem a sua avó, que morreu há três anos, para quem o disco é dedicado. Dona Cila era cantora lírica e perdeu a voz após o uso de um produto químico. Segundo Maria Gadú, o clipe retrata dois grandes sonhos da avó: se apresentar em um teatro municipal e desfilar como baiana na Marquês de Sapucaí." (Fonte: http://www.atrilhasonora.com/2010/08/maria-gadu-em-dona-cila.html)

Depois de entender as razões da música, assisti novamente ao videoclip e, naturalmente, me emocionei. Quem me conhece ao menos um pouco, sabe que minha avó tem uma importância muito grande na minha vida, e perdê-la certamente será um dos momentos mais difíceis da minha vida.

Tenho certeza que todo mundo tem uma "Dona Cila" em sua vida, com importâncias, histórias e belezas diferentes, mas não há como negar que amor de avó é infinitamente maior.

Para quem quiser sentir como Maria Gadú conseguiu expressar todo seu carinho pela sua avó, assista ao vídeo no youtube:


Apesar de ter como objetivo desse blog sempre afirmar que a vida continua independente do que aconteça, quando perdemos uma pessoa que amamos, é como se a vida continuasse faltando um pedaço.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá May!!!!!!!!!!! Feliz 2011!!!!

Leio seus posts e é sempre uma leitura muito agradável! Me faz sentir mais pertinho de vc, fico feliz!!!

Acredito que escrever é compartilhar....Este post em especial me trouxe uma contribuição muito boa, bom gosto é tudo, né?! Acompanhei o que contou da cantora e me apaixonei pela voz e história da música... adivinha? lá vou eu procurar músicas e saber mais....

Tenho costume de te ler e às vezes não comentar, hoje pensei: "A May precisa saber que contribui com o que escreve!" E cá está meu "depoimento" rsrsrs... Obrigada por dividir seus momentos!! Bjinhos! Lilla

May disse...

Lilla! Que bom saber que você me acompanha e gosta do que escrevo!

Sinto muitas saudades de você!

Obrigada pelo comentário... ADOREI!

Um beijo enorme!

May

Junião disse...

May, realmente é uma bela canção e ainda mais bonita é a homenagem! A hora do Adeus é sempre muito dolorida, mas faz parte do aprendizado da vida...

Nathi disse...

Aeeee, assistimos juntas esse clipe... Eu lembrooo... rss...
Realmente é mto emocionante, e nos faz pensar bastante, né...
Quem dera eu tivesse o dom de compor músicas como essas pros meus... É sem dúvida uma homenagem MUITO linda!!!
Bjsss,
Nathi...

Unknown disse...

Tão admiráveis sua palavras que me emocionaram...Parabéns